O que acontece se eu votar nulo?

VOTO NULO! ALÉM DA ELEIÇÃO!


Muitas pessoas acham que votar nulo é jogar seu voto fora ou deixar de usufruir de seu "direito" de cidadão e que por isso o voto nulo é um retrocesso aos direitos adquiridos (no entanto lutou-se pelo direito de escolher um representante, não para ser obrigado a escolhê-lo). Porém o ato de anular seu voto é uma forma de resposta ao atual sistema de governo e a obrigatoriedade de votar, pois se isso é um direito então nenhuma pessoa deveria ser obrigada a exercer o mesmo. Há também quem vote nulo como protesto, por não possuir nenhuma opção satisfatória para votar ou por discordar da atual organização política/social. Vale lembrar que o voto nulo não é a única forma de protestar, pois existem muitas maneiras de se fazer isso (como por exemplo passeatas, boicotes e mobilizações). Também é importante dizer que não é só o voto nulo que vai garantir mudanças significativas. Dentre os motivos que cada pessoa tem para votar nulo, fica uma pergunta no ar: de que forma o voto nulo é visto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)? Esse texto tem como proposta esclarecer essa dúvida e/ou fazer com que o(a) leitor(a) passe a refletir sobre o assunto.


Primeiro é necessário dizer que o voto nulo, assim como o voto em branco, não é agregado ao candidato que possuir maior número de votos, como muitos pensam. Essa informação está disponível no “Código Eleitoral Anotado e Legislação Complementar”, organizado pelo TSE. O voto nulo equivale a não dar seu voto a nenhum candidato. O ato de anular o voto não anula a eleição, mas é a expressão de insatisfação em relação à política atual. No entanto a Legislação vigente desconsidera o voto nulo. Em outras palavras, a opinião de quem resolve negar os atuais candidatos, por quaisquer que sejam os motivos, é desprezada pelo sistema eleitoral. Supondo que a maioria dos cidadãos votem nulo, sendo os votos nulos desconsiderados, evidencia-se assim que a atual "liberdade democrática” não passa de uma farsa e que a opinião da maioria é sempre submetida aos interesses do Estado. Observa-se que a própria legislação eleitoral vai contra o que propõe a palavra democracia (demo = maioria; cracia = poder. Ou seja: poder da maioria), já que o interesse popular (que representa a maioria da população) só é atendido no momento em que não confronta o interesse Estatal (que representa a minoria da população). Sabendo que o Estado, desde a república do café com leite até hoje, é comandado pela elite brasileira, já é possível considerar quem toma as decisões e a quem beneficiam.

A resposta para as mudanças sociais está muito além do voto. Seja ele nulo ou não, a verdadeira resposta para que as mudanças sociais sejam alcançadas com êxito – pela população e para a população – está na atitude das pessoas no seu cotidiano, na sua vivência com a sociedade e na negação da atual política imposta no país. E para que isso aconteça é extremamente necessário que você, leitor(a), deixe o comodismo e também deixe de aceitar o que a grande mídia impõe a você. Procure se informar sobre lutas sociais nas suas reais formas de ação e suas reais ideias e propostas. E, acima de tudo, olhe ao seu redor e observe as pessoas que estão ao seu lado, como se comportam na sociedade e como você se insere na mesma. Mudando a si mesmo(a) poderá também mudar a sociedade.

Código Eleitoral anotado e legislação complementar - 10ª edição - Tribunal Superior Eleitoral:

http://www.tse.jus.br/legislacao/codigo-eleitoral-anotado/codigo-eleitoral-anotado-e-legislacao-complementar-10a-edicao

215 comentários:

  1. Infelizmente, a divulgação da "VALIDADE" do voto nulo ESTÁ ERRADA!!!


    O VOTO NULO SERVE, JUSTAMENTE, AOS CORRUPTOS.



    Veja o TEXTO DO TSE:





    “Para os defensores da campanha do voto nulo, o art. 224 do Código Eleitoral2 prevê a necessidade de marcação de nova eleição se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país. O grande equívoco dessa teoria reside no que se identifica como “nulidade”. Não se trata, por certo, do que doutrina e jurisprudência chamam de “manifestação apolítica” do eleitor, ou seja, o voto nulo que o eleitor marca na urna eletrônica ou convencional.

    A nulidade a que se refere o Código Eleitoral decorre da constatação de fraude nas eleições, como, por exemplo, eventual cassação de candidato eleito condenado por compra de votos. Nesse caso, se o candidato cassado obteve mais da metade dos votos, será necessária a realização de novas eleições, denominadas suplementares. Até a marcação de novas eleições dependerá da época em que for cassado o candidato, sendo possível a realização de eleições indiretas pela Casa Legislativa. Mas isso é outro assunto.

    É importante que o eleitor tenha consciência de que, votando nulo, não obterá nenhum efeito diferente da desconsideração de seu voto. Isso mesmo: os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo, quando muito, para fins de estatística. (...)”



    http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-3/voto-nulo-e-novas-eleicoes


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto acima diz exatamente isso. Não há nenhum erro na informação veiculada. Passeando por esse blog é possível ver o motivo de se votar nulo, mesmo que o TSE desconsidere esse feito. Se ler com atenção, notará que o voto nulo por si, apesar de ser ignorado, funciona como fomento a ações mais específicas e também como ação simbólica contra o sistema representativo.

      Excluir
    2. Tenho 54 anos e votar nulo é a solução de responder assa quadrilha que esta no poder, implantando cabelo, comprando refinaria falida, aumentando impostos, e votando contra os direitos do trabalhador,contra o povo .

      Excluir
    3. Não existe candidato honesto, há duas característica no politico brasileiro, ou ele é corrupto ou ele é omisso,
      não temos obrigações de dar emprego com salários altíssimos a ninguém, eu voto nulo a anos, desde que foi declarado o voto, muita gente ficou rico do dia para a noite, e ninguém vai preso por roubar o governo, o máximo que acontece e se afastar do gargo e depois gastar a vontade o dinheiro roubado. Por isso vamos convencer a população a votar nulo, pois todos os candidatos que estão escritos, não poderão mais se candidatos, já que foram rejeitados pela população, VOTA NULO BRASIL

      Excluir
    4. O negócio é não ir votar!! Ñ aparecer!! Ñ acontece nada! Ñ pega em nada, mas é uma informação q ñ é divulgada.

      Excluir
    5. Como se os corruptos fossem ficar emocionados pelo povo votar nulo e decidir ser honestos....

      Excluir
    6. Meu nome é José Messias, minha opinião é que 99% dos politicos no Brasil não prestão nem vale uma grama de excremento. Voto mesmo NULO (00000) porque deixo meu protesto contra insatisfação geral dessa politica nogenta, incompetente e corrupta do Brasil!!!!!! Os que defendem votar é porque estão obtendo lucros e/ou cargos com seus candidatos picaretas. ACORDA Brasil, votar NULO (00000) é uma forma de registrar para o mundo que temos que trocar todos os candidatos politicos.

      Excluir
    7. acho q vc foi empressario da noite..eu tb, juntos pois dou a mesma forca que vc nesta petrelhada de ladroes e todos nao sao confiaveis...vote 0000 anule seu voto amigas e amigos da noite, para terem um dia melhor !! valter bahamas.

      Excluir
    8. É justamente isso que fala na publicação. O voto nulo é uma forma de protesto. Nenhum dos candidatos disponíveis para se votar ou mesmo os que já estão eleitos têm o caráter necessário para governarem. Sendo assim, não vejo motivo para dar o meu voto para eles.
      É melhor ter o voto desconsiderado do que tê-lo mal empregado e pessoas egoístas e corruptas que só pensam no próprio bem e não dão a mínima pra o crescimento do Brasil.

      Excluir
    9. Muitas vezes não votei e preferi pagar multa,,,entre nulo e branco vou votar no menos pior ,,mas sobre COMPRA DE VOTOS isso já é explicito quando os políticos prometem o que não vão cumprir,,, bolça família, vale gás, vale isso e aquilo pra mim também é um tipo de suborno , uma oferta por votos, onde muitos forjam suas rendas de acordo a entrar e se beneficiar com tais programas,,, exemplo MINHA CASA MINHA VIDA ,,onde muitos de alto padrão de poder aquisitivo se beneficiaram comprando não só 1 como mais casas pra transforma-las em casas de alugueis e ninguém parece ver que famílias realmente necessitadas estão praticamente morando embaixo de favelas. Deixo aqui minha indignação por compra de votos em redes nacionais por esse povo medíocre que prometem e não cumprem.

      Excluir
    10. O voto nulo pode não anular a eleição, mas, uma coisa é certa: revela a LEGITIMIDADE do candidato eleito. Se ele foi recusado pela maioria (51% de votos nulos mais os votos do candidato derrotado), é sinal de que algo está errado e precisa de conserto (uma vez que MINORIA não elege ninguém). Por isso, é importante que quem deseja colaborar para levar o candidato bandido à ilegitimidade: não vote em branco e nem deixe de comparecer (isso pode ser interpretado como impossibilidade, e não como protesto), isto é, vote NULO.

      Excluir
    11. O BRASIL SO VAI SER UM PAIS DE VERDADE, QUANDO CRIAR A LEI DE PRISÃO PERPÉTUA PARA O LADRÃO DO DINHEIRO DO POVO. AI SIM VAMOS TER POLÍTICOS HONESTO, CASO AO CONTRARIO VAMOS SER ROUBADO PELA ETERNIDADE OU ATÉ QUANDO, O MUNDO ACABAR SALVE QUEM PODER E QUE DEUS NOS PROTEJA AMEM .

      Excluir
    12. Não adianta criticar a Dilma ou qualquer outro governo. O nosso modelo político está totalmente errado, é o câncer da nossa sociedade. Então, não adianta votar consciente. É uma ilusão muito grande achar que mudando o poder, os nossos principais problemas serão atacados. Vamos ter sempre uma oposição destrutiva que só trabalha para recuperar o poder. Então, temos que votar nulo e irmos às ruas para exigir uma reforma política feita através de um plebiscito.

      Excluir
    13. pela primeira vez na vida vou anular meu voto.sei que na campanha vai aparecer muitos falando e prometendo.votar nulo é sim uma forma de protesto contra essa roubalheira do dinheiro público.

      Excluir
    14. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    15. O " V O T O N U L O " ATINGINDO GRANDES ÍNDICES, CERTAMENTE SERÁ MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO AOS POLÍTICOS(LEGISLATIVO E EXECUTIVO), CHAMARÁ A ATENÇÃO DO JUDICIÁRIO, IMPRENSA E PRINCIPALMENTE DA GRANDE MASSA POPULAR QUE AINDA VOTAM NOS "MENOS PIOR" OU EM "BRANCO". NESTE MODELO ADMINISTRATIVO DO BRASIL, É IMPOSSÍVEL QUALQUER POLÍTICO SER 100% HONESTO. É MUITO DINHEIRO FÁCIL CIRCULANDO (NOTAS SUPERFATURADAS,COMISSÕES DIVERSAS,NOTAS FRIAS,LICITAÇÕES COMBINADAS,FIRMAS FANTASMAS, DESVIO DE MATERIAL,ASSESSORES QUE SUPOSTAMENTE TRAEM,NEPOTISMO,OBRAS EMERGENCIAIS,NEGOCIATAS ENTRE PODERES,ETC...). NÃO NOS ILUDAMOS MAIS COM PROMESSAS, BENEFÍCIOS PESSOAIS OU DE PRÓXIMOS, A SITUAÇÃO FICARÁ CADA VEZ MAIS CAÓTICA E INCONTROLÁVEL. ENQUANTO ISSO, VAMOS PARTICIPAR DAS SESSÕES DE CÂMARA E FISCALIZAR NOSSO DINHEIRO NOS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA DAS PREFEITURAS!

      Excluir
    16. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    17. NÃO EXISTE VOTO NULO !!!!
      NÃO VOTAR É FAVORECER OS CORRUPTOS !!!

      Aqui, há uma divulgação enganosa dizendo que o voto nulo seria uma forma de protesto!!!

      Isto só interessa àqueles que estão vencendo alguma eleição.. Pela lei brasileira, os votos nulos são como os votos brancos e as abstenções. Aliás, achar que anular seu voto vai incomodar os políticos é a maior ingenuidade!

      Muito pelo contrário! O QUE OS POLÍTICOS CORRUPTOS QUEREM É QUE AS PESSOAS ANULEM SEU VOTO, para que eles sejam eleitos por conta de seus "currais" eleitorais. Eles "compram" e garantem o voto no seu reduto e como o resto da população anula seu voto (com o voto em branco, nulo ou abstenções), os corruptos garantem sua eleição!!!

      Podemos ser contra ao atual sistema político, mas ele só muda de duas formas:

      Ou através de ações políticas nas ruas, manifestações e etc;
      Ou escolhendo-se os melhores ou menos piores candidatos!

      ASSIM, PENSE MUITO BEM, ANTES DE JOGAR O TEU VOTO NO LIXO!

      Excluir
  2. Hitler, Mussolini e Pinochet, em quem você votaria? Pois é , isso é anular o voto, Não podemos simplesmente votar por votar, se não existe candidato que você confia , anule seu voto , você tem este direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já discuti com uma pessoa a respeito do "por que"
      votar nulo ou anular o voto. Justifiquei para essa pessoa que votar nulo é uma forma de protesto.
      Essa pessoa disse que a partir do momento em que eu votasse.
      nulo, estaria deixando de ser cidadão e que portanto, não poderia
      exigir meus direitos ou reclamar algo do governo.
      Vou resumir o que eu respondi a essa pessoa. Respondi o seguinte com as seguintes perguntas:

      A) Que espécie de democracia é essa em que você é obrigado por
      lei?
      B) Eu pago meus impostos sobre todos os produtos que consumo.
      C) Apesar da imposição de lei, eu tenho a opção de votar em
      branco ou anular. A lei eleitoral me permite isso.
      Finalizei dizendo que votar nulo é uma questão de cidadania sim, pois em países desenvolvidos onde o voto não é obrigatório, se o governo faz algo que desgrade a população, as pessoas saem às ruas para protestarem independente se votaram ou não.
      Esses itens que mencionei acima são apenas umas das quais discuti com ele.

      Excluir
  3. Com o atual sistema politico do país o cidadão de bem não consegue nem ser candidato pois se não fizer conchavos ele não é aceito pelos partidos.

    ResponderExcluir
  4. E se metade da população eleitoral simplesmente NÃO votar? Realmente não comparecer às urnas nem para justificar... O que aconteceria?
    Ex: Se para vereador, metade do município não votou; se para prefeito, metade da cidade não votou; se para governador, metade do estado; se para presidente, metade do país...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, vc pode ir ate as urnas é só digitar "0" zero em todos os campos e confirmar, vc não indo ou não justificar, vc perde os direito com cidadã brasileira, é que o brasileiro merece segundo os políticos que fizeram esta lei, e ele podem tudo até roubar. VOTA NULO BRASIL

      Excluir
    2. Vou votar nulo nesta eleição ou ate que mude o sistema, estou revoltada e muito triste com a educação e saúde brasileira, infelizmente mais de 150 milhões de brasileiros depende do sua e a educação uma vergonha...precisamos trocar e deixar de pagar salários altos a esse pessoal corruptos que neste momento esta gastando nosso suado dinheiro....voto nulo já.

      Excluir
  5. Se o eleitor não está satisfeito com a situação política do país, se não confia nos candidatos, se duvida de suas "boas" intenções, se eles têm um passado de corrupções, naquele momento de votar em que está sozinho, diante da urna, a única opção de manifestar sua insatisfação é votar nulo.

    ResponderExcluir
  6. Se no Brasil existisse uma democracia verdadeira o voto não seria obrigatorio. Vote nulo, vamos tentar mudar o nosso Pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que se no Brasil realmente houvesse democracia, o voto não seria obrigatório, principalmente para funcionário público .

      Excluir
  7. a desgraça daquele que não gosta de política e ser governado por quem gosta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo de São Paulo sabe votar? Esta resposta está no tempo passado com o candidato Maluf, quanto mais roubava mais o povo de São Paulo votava nele,aí está a resposta; portanto voto contra os políticos e contra a mídia, voto em Dilma.

      Excluir
    2. VOU VOTAR NULO PRA NAO SER A FAVOR DE COLOCAR CORRUPTOS,,,VC VOTA EM HOMENS E MULHERES QUE IRAO VIVER BEM A SUAS CUSTAS,,GANHAM MUITO BEM E AINDA TEM CORAGEM DE ROUBAR ENTAO MEU VOTO E NULO

      Excluir
    3. a mesma pessoa que disse essa frase defendia que o melhor sistema de governo não era a democracia, mas a monarquia...

      Excluir
  8. Sou a favor do voto nulo. Imaginem uma grande parcela da população votando nulo ? Pode não funcionar da maneira que sonhamos na prática, mas o impacto simbólico de uma ação como essa não passaria despercebido. Seria o estopim para uma nova fase na democracia brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vejo desta forma. Só o fato de o voto nulo ter aumentado nas pesquisas (ago/2014) já deu reportagem de "preocupação" nos telejornais. Certamente uma grande parcela votando nulo não passaria despercebido, seria uma pressão enorme para uma reforma política que já é urgente.

      Excluir
    2. Votarei nulo,pois cansei de aceitar a idéia de que esse ou aquele poderia mudar algo pra melhor.

      Excluir
    3. Na verdade,nenhum presta,rarissímos e olhe lá!!a maioria são presos aos jogos de interesses,aos que financiam suas campanhas milionárias e eleitos os patrocinadores de suas campanhas querem receber com juros e correções monetárias,nepotismo que tb esta por trás disso(jogo de interesses)Se houvesse,algo sério,isso deveria ter um rigor sério,enquanto isso não mudar,a porcariacada sempre continuará dessa forma.Um jogo porco,corrupto e cheio de ladroagens.

      Excluir
    4. Os petistas votarão e elegerão seus candidatos, vai continuar tudo na mesma!

      Excluir
    5. Os petistas votarão e elegerão seus candidatos, vai continuar tudo na mesma!

      Excluir
  9. Todo político tem a sua volta uma multidão que o segue. O seu volto nulo não vai mudar a realidade. Alguém pode explicar por que Maluf é sempre eleito? Ou qualquer outro político conhecido pelas suas mazelas? Eles são eleitos, porque eles tem eleitores fiéis, vão voltar neles sempre, não importa o que eles façam. Por que? Política é uma ciência, e ela diz que o político não é julgado pela sua moral, mais pelos resultados. Alguém já ouviu falar no "rouba, mas faz"? Para melhorar o quadro político temos que votar avaliando o candidato, quem ele é, qual a sua proposta. Vai decepcionar? Talvez sim, talvez não. Uma coisa é certa, o Brasil muda se você mudar o seu voto. Votando em outro candidato, e não aquele que você julga não ser uma boa escolha, pode mudar alguma coisa, não votar em ninguém, não vai mudar nada. E não adianta reclamar depois, se você não fez nada para mudar este quadro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando nenhum presta?

      Excluir
    2. A verdade é que não existe opção favorável, a realidade é essa o povo aceita ser roubado, aceita as migalhas. Eles foram colocados lá pra trabalho a favor do povo não contra. Um trabalhador trabalha o dia todo no sol pra dá dinheiro para esse corruptos enquanto seus familiares morrem em uma fila de hospital, enquanto seu filhos tem uma vida de miséria. Isso é ser feito de trouxa e aceitar. Enquanto existir pessoas aceitam a situação será disso para pior.

      Excluir
    3. Por Deus, eu gostaria de saber como é que se avalia um candidato como você fala,se nem eu nem ninguém poderá obrigá-lo a cumprir o que prometeu...

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Sobre o voto nulo, cabe dizer: Primeiro, não tem esta de dar "cheque em branco" para os canalhas que serão eleitos. A democracia brasileira é uma farsa. Um verdadeiro jogo de cartas marcadas. Recomendo, sobre o tema, o livro "Ensaio sobre a Lucidez", escrito por José Saramago. Afinal, são sempre os mesmos grupos econômicos que se perpetuam no poder. Sobre o argumento de que “votar nulo não anulará a eleição”: tal posição revela-se totalmente falaciosa, posto que é evidente que o sistema não vai autorizar sua própria mudança. É dizer, tem que ser muito inocente para pensar que o sistema permitiria ser modificado pelas próprias regras. A auto-preservação e permanência do "status quo" é o pressuposto do poder/dominação exercido sempre por um pequeno grupo de superprivilegiados sobre a maioria massacrada. Contudo, uma maioria de votos nulos, certamente, assustaria os poderosos e manipuladores. Estes não poderiam mais enganar, ao menos de forma tão descarada, a população. Lembre-se que não existe mais aquela estória da carochinha de votar no menos ruim. Todos os políticos são corruptos e desonestos - esta é, inclusive, a essência da atividade política. O voto nulo também não clama, evidentemente, pelo retorno dos militares/ditadura, mas sim por transparência e legítima representatividade. Estes políticos não representam o povo, isto é notório. Supondo-se um cenário eleitoral onde prevalecesse uma maioria de votos nulos, tal situação deveria obrigar o Congresso a editar uma lei que obrigasse a todos os parlamentares e membros eleitos do poder executivo a utilizarem serviços de saúde, educação e transporte públicos. Fora disto, é tudo uma grande palhaçada armada para enganar o povão alienado. Aliás, que se diga de passagem: este povão alienado também não é muito melhor ou mesmo diferente dos candidatos que elegem. São reflexo deles. Entre outras coisas: idolatram a mentira e, portanto, odeiam a verdade (e aqueles que a dizem - vide a condenação de Jesus Cristo); praticam pequenos atos de corrupção, caso tenham a oportunidade de fazê-lo; e adoram viver iludidos, no mundo de faz de conta. Nada mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua reposta, parabéns ...

      Excluir
    2. e isso ai vamos votar nulo muita jente dis que votar nulo nao resolve nada esta favorecendo aquele que esta na frente mais nao inporta o que inporta e o nosso protesto e nossa conciencia de q nao estamos satisfeitos com esse sistema politico so tem corja de vagabundos vamos lutar pra novas leis da politica brasileira mudar . obrigado. orlando

      Excluir
    3. e isso ai vamos votar nulo muita jente dis que votar nulo nao resolve nada esta favorecendo aquele que esta na frente mais nao inporta o que inporta e o nosso protesto e nossa conciencia de q nao estamos satisfeitos com esse sistema politico so tem corja de vagabundos vamos lutar pra novas leis da politica brasileira mudar . obrigado. orlando

      Excluir
    4. Parabéns.....concordo plenamente contigo!!!

      Excluir
    5. Parabéns.....concordo plenamente contigo!!!

      Excluir
  12. Precisamos fazer uma campanha nacional neste sentido. Todos deveriam aderir a ação de nulidade do voto. Seria uma resposta de insatisfação direta ao sistema corrupto brasileiro.

    ResponderExcluir
  13. O que aconteceria se todos os eleitores brasileiros se abstivessem de votar? Não votar nulo ou branco, mas não ir votar em sinal de protesto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceria que os partidos "morreriam de rir" com a quantidade de dinheiro das multas que seriam divididos entre eles (somados ao fundo partidário)!

      Excluir
  14. O que não é dito aqui é o que me incomoda. Não importa se vamos anular o voto, votar em branco ou deixar de voltar. Quem ganhará as eleições será a porra o PT. Porque estes babacas de carteirinha são piores do que torcida organizada. Estes estarão lá para votar. Isso sem contar com o voto de cabresto, bolsa família, minha casa minha dívida, só estes garantem o PT no poder. Em suma, mesmo que as eleições não fossem obrigatória, adivinhem que estará presente às urnas. Voto nulo um ova! Ou vocês acham, que mesmo a metade da população não votassem neles, mudaria alguma coisa? daria PT sempre. Este sapo barbudo vamos ter que aturar por muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO IR VOTAR E IR CONTRA A DEMOCRACIA. VAI VOTE CUMPRA SEU DEVER CIVIL. MAS VOTE NULO!.

      Excluir
  15. o problema e que sempre tem um bobo que cai na conversa fiada desses ladroes
    e acaba votando neles. por isso o brasil nunca vai pra frente fica sempre andando em circulos
    pois sai um ladrao entra o outro so pra segurar a vaga pra depois o outro voltar e assim vai por muitos e muito anos
    temos que parar de acreditar em contos de fada e votar NULO e pra RUA para protestar e nao quebrar o pouco que temos, pois, assim talvez, mas talvez conseguiremos mudar esse pais

    ResponderExcluir
  16. Seria incrível, mostraríamos uma forma de protesto muito boa se todos votassem nulo mesmo!
    Vote nulo Brasil!!!!

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, será possível que PT vença novamente? tenho visto tanto descontentamento , que penso que o ruduto dos Ptralhas( diga-se população carente mesmo, nordeste e norte do país) não podem ser maior que o restante do país.... to triste, muito triste mesmo e envergonhada do nosso país que tem tudo para ser uma grande nação.....

    ResponderExcluir
  18. Se os candidatos são os corruptos de sempre nunca mudam passam o poder de pai para filho, me desculpe quem acha que não se deve anular o voto. Com 62 anos de idade é sempre a mesma coisa que eu vejo é corrupção. Aquele que nós pensávamos que iria fazer alguma coisa pelo Brasil se envolveu na corrupção O Lula e o seu PT. O conselho que eu dou aos jovens e velhos de hoje. ANULEM SEUS VOTOS SIM, 00000 CONFIRMA pelo menos vocês não serão conivente de colocarem bandidos no congresso. São 31 partidos de negociações em prol a suas causas próprias. Nenhum deles estão interessados no social e sim nos enriquecimentos ilícitos no poder pelo poder. O POVO NÃO TEM CANDIDATO. E quem fez essa matéria não sabe também em quem votar. O Lula sempre culpava a elite mais nunca deu nomes dessa elite. Falava-se que o povo tinha que saber votar mais ninguém ensinava como. Outros diziam para não votarem errado mas nunca mostraram como é que votava certo. O próprio povo que falam não sabe o que falam. O meu voto é 00000 CONFIRMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votarei nulo,vamos brasil nulo ja vamos mudar nosso pais

      Excluir
  19. Realmente, neste País nunca houve democracia! Ando chateado também com essa corja de vagabundos que só pensa em si próprio e na vantagem que vai levar sendo eleito.Como pode ser uma democracia se temos que votar obrigatoriamente em alguém que foi escolhido em uma convenção dos interessados? É preciso mudança neste País. Meu voto a partir de agora é 0000 e confirmar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei 45 Anos Para Ver que estão certos NUlo Neles!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Brasil Tamos Juntos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Fica triste nao! Eu demorei 50!!

      Excluir
  20. Se o TSE e o Governo não tivesses medo da reação do Povo não fariam campanha para votar em algum candidato vamos nos unir e tomar a nossa decisão de votar nulo e quem sabe nas próximas eleições o voto seja facultativo seria a foma de liberdade do povo.Nulo neles !!!!!!!!!! uma pessoa me disse se a urna eletrônica fosse tão boa porque outros países não usam elas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Se você não está satisfeito com o sistema eleitoral que temos pode simplesmente não aparecer no dia da votação e justificar pagando uma multa que se não me engano é de R$3,50. Caso a população se mobilizasse para fazer isso realmente seria uma resposta eficiente. Além disso, pagando a multa você não perde seus direitos de cidadão brasileiro.

    ResponderExcluir
  22. SE O VOTO É DADO PROPOSITALMENTE NULO, É ÓBVIO QUE O ELEITOR NÃO CONFIA EM NENHUM DOS CANDIDATOS EXISTENTES. O CORRETO, JUSTO, DIGNO E MORALMENTE ACEITO, SERIA ANULAR A ELEIÇÃO E CONSIDERAR OS CONDIDATOS EXISTES, INELEGÍVEIS "AD ETERNUM", NÃO PODENDO PARTICIPAR MAIS DA POLÍTICA E NEM EXERCER CARGOS PÚBLICOS. ESTA É A MENSAGEM QUE O ELEITOR QUE VOTA NULO QUER PASSAR PARA O ESTADO E O GOVERNO, BEM ASSIM À NAÇÃO.- FAR-SE-IA NOVA ELEIÇÃO COM NOVOS CANDIDATOS.-

    ResponderExcluir
  23. CERTAMENTE OS GASTOS COM A NOVA ELEIÇÃO, SERIAM MUITO MENOR QUE OS DESVIOS DE VERBAS E ROUBOS DOS CORRUPTOS QUE POLULAM NOS CARGOS PÚBLICOS, COM A VANTAGEM, AINDA, DE PRESERVAR A ESPERANÇA DE QUE OS NOVOS CANDIDATOS FOSSEM MAIS HONESTOS.-

    ResponderExcluir
  24. APENAS ACHO, QUE SE NÃO FOSSE PARA GANHAR AUTOS SALÁRIOS, NINGUÉM SE CANDIDATAVA A CARGO NENHUM.....A BRIGA É PELO DINHEIRO E PELOS PRIVILÉGIOS E NÃO POR INTERESSE EM DEFENDER OS DIREITOS DOS CIDADÃOS....O CERTO SERIA .....NÃO TER SALÁRIO PARA REPRESENTAR O POVO...E QUEM FOSSE NOS REPRESENTAR ERA REALMENTE PORQUE ESTAVA INTERESSADO EM FAZER ALGO PELO POVO!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Se temos um direito, e não o queremos (votar nulo ou branco), os "Poderosos", deduzirão que não o queremos esse tal poder, e o darão a outros, ou seja, eles mesmo decidirão por nós, como no Regime Militar, ou Comunismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada disso............

      Excluir
    2. enquanto existir pessoas acreditando que eles vão mudar esse país,não será feito nada,não vos deixe enganar,eles mudam alguns candidatos,mas estes são paus mandados.

      Excluir
  26. Acredito que se o voto fosse facultativo, muitos brasileiros, principalmente os honestos, não iriam votar, por não acreditar no sistema. Já que é uma obrigação, creio que a única forma no momento, de mostrar nossa indignação, é votar nulo. Tá certo, o corrupto não vai se comover nem modificar suas atitudes diante de muitos votos nulos, mas isso é o começo de um movimento, que pode, com certeza, gerar bons frutos. Voto nulo neles!

    ResponderExcluir
  27. A quem interessa o voto nulo? Quanto mais votos nulos, menor o quociente eleitoral e o corrupto ou o detentor do poder econômico terão mais facilidade de se eleger. A obrigatoriedade do voto foi decidida democraticamente pelos nossos representantes constituintes, logo, fomos nós eleitores que decidimos que o voto é obrigatório. Se queremos que ele seja facultativo, não será anulando o voto que conseguiremos isso, pelo contrário, perpetuaremos o voto obrigatório. O caminho, já que os detentores do poder não tem interesse em mudar as regras do jogo, é fazermos uma lei de iniciativa popular, pois num regime democrático/republicano, o povo é o verdadeiro detentor do poder. Não sabemos, desconhecemos nossos direitos e passamos a divulgar bobagens como se fossem verdade. Se queremos viver numa verdadeira democracia, gastemos nossas energias para participar efetivamente das decisões políticas de nosso país, não propalando o voto nulo, que só beneficia quem está no poder. Abram o olho!! não caiam nessa conversa fiada de que o voto nulo muda o país!! continuará como está e ficará cada vez pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existir o menos mau. Em quem votar se não existir nenhum que vale meu voto.

      Excluir
  28. Meu nome é José Messias, minha opinião é que 99% dos politicos no Brasil não prestão nem vale uma grama de excremento. Voto mesmo NULO (00000) porque deixo meu protesto contra insatisfação geral dessa politica nogenta, incompetente e corrupta do Brasil!!!!!! Os que defendem votar é porque estão obtendo lucros e/ou cargos com seus candidatos picaretas. ACORDA Brasil, votar NULO (00000) é uma forma de registrar para o mundo que temos que trocar todos os candidatos politicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Messias, tô contigo em número gênero e grau, sem tirár e nem pôr. Primeiro de tudo. As próprias pessoas precisam mudar sua forma de pensar se vendendo em troca de uma promessa de emprego, ouseja, todos só pensam nm o próprio umbigo. Qdo acabar com esse pensamento escroto do povo, quem sabe teremos pessoas honestas de verdade.

      Excluir
  29. Ola !! eu sou uma simples dona de casa , e na verdade não entendi nada,por favor gostaria q vc fosse mais didático , e me respondesse com mais clareza as minhas dúvidas "o q é voto nulo e nulidade de voto " por favor agradeço

    ResponderExcluir
  30. Mesmo um só candidato tendo um só voto, ele é eleito..( se todos forem anulados,.) Onde estão os caras pintadas...um eu sei que se promoveu com essa palhaçada de caras pintadas, que não deu em nada..O Homem roxo não foi condenado a nada..Estava tudo legal.Só uma coisa salva o nosso Brasil, PAREDON. Ai eu acredito que possa ser resolvido a roubalheira e corrupção nesse país.

    ResponderExcluir
  31. Concordo com Soratto, mas um movimento de votos nulos de grandes proporções mexeria com o resto do povo.

    ResponderExcluir
  32. Vivemos em um sistema de democracia representativa, que não é o ideal, mas o voto nulo não modifica NADA. O que está escrito no artigo 224 é a NULIDADE DA ELEIÇÃO através de votos ANULADOS devido FRAUDE. Sempre há nas eleições esta tentativa de boataria...Independente se o povo sabe ou não sabe ele votar, ele ainda tem alguma escolha. Devemos escolher monarquia, parlamentarismo? Entendo que deve-se buscar fazer que a participação popular apareça (concordo que as vezes com consequências terriveis ao bem comum) não só na eleição mas nas microlutas cotidianos, e que saia do próprio para o comum..

    ResponderExcluir
  33. O voto nulo é, sim, manifestação democrática. Por ele o eleitor consciente indica duas coisas: a) não existe candidato apto para o cargo e b) não concordo com o sistema eleitoral posto. Pouco importa quem vai ganhar, até porque, estamos em jogo com cartaz marcadas. Manda o dinheiro das grandes empresas que investem em determinado candidato para, depois, cobrar com juros e correção monetária. Portanto, se em determinado momento não tenho candidato adequado (leia-se, capaz, com propostas claras, objetivas e factíveis) par votar, simplesmente vou pescar. E, nem me venham com essa estória de que, depois, não posso cobrar. Posso sim, afinal pago impostos e tenho todo direito de reclamar, criticar e dizer que a promiscuidade reina no seio político brasileiro, Os partidos não querem qualidade, mas, sim, quantidade e, ai, a podridão aumenta.

    ResponderExcluir
  34. Voces já imaginaram se 80% dos eleitores votassem nulo, o que aconteceria? Seria, com absoluta certeza, um impacto internacional, um desastre político, e isso iria repercutir tão fortemente no nosso País que acabaria com os políticos demagogos, com os desonestos e aqueles que querem se eleger só para terem um bom emprego, com tantas regalias e vantagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu voto e nulo de pois de cinquenta ano sempre em dia com meu dever

      Excluir
  35. Não acredito no sistema político brasileiro. Todos os candidatos são péssimos e não inspiram confiança, aliás, são sempre os mesmos. Em eleições passadas procurei escolher o "menos pior", mas nesta está difícil. Para deputado e senador então está um horror! Acho que vou anular ! Precisamos lançar uma campanha para diminuir 2/3 dos políticos já!

    ResponderExcluir
  36. Seguem um texto sobre o assunto, explicando o que acontece quando você anula o voto.

    http://www.pensopinando.com/2014/08/voto-branco-ou-nulo.html

    ResponderExcluir
  37. Voto nulo não é a solução ?? SERÁ?? Votar em candidato despreparado, corrupto, analfabetos, etc é solução? Voto nulo pode ser o início de uma revolução que culmine com o fim desta quantidade absurda de políticos em todos as instâncias, sugando dinheiro de impostos sem produzir nada. VOTO NULO SIM!

    ResponderExcluir
  38. Muito esclarecedor o post, parabéns!
    Quando utilizamos o direito de exercer a nossa vontade, somos duramente criticados, somos chamados de omissos e etc, mas eu nem ligo. Na eleição anterior para escolher prefeito de minha cidade ,tínhamos apenas 2 opções, não pensei duas vezes, votei nulo, mesmo! Teve pessoas que me disseram: é melhor votar no menos pior, vê se pode!

    ResponderExcluir
  39. Prezados.
    A realidade é que este sistema eletrônico e essas urnas eletrônicas são uma verdadeira vergonha e um atentado violento contra a democracia mundial.
    Vários cientistas especialistas em tecnologia e vários hábeis hackers do mundo todo já comprovaram que o sistema dessa urna eletrônica é um verdadeiro queijo suíço, cheio de falhas e buracos no código, onde facilmente dá pra alterar dados e estatísticas, de acordo com os interesses de quem intercepta e altera internamente ou externamente.
    O sistema dessas urnas é baseado no Linux, um retalho de códigos. O Linux é largamente dominado pelo PT e aliados.
    Basta vcs somarem 1+1=2 que vcs verão quem controla o sistema eleitoral.
    Já deixo bem claro que não estou desmerecendo o trabalho dos meritíssimos juizes eleitorais, até porque quando algo chega na mão deles, já esta tudo adulterado e manipulado a lógica pra parecer que o sistema é seguro.
    A realidade é que vivemos numa ditadura camuflada de esquerda.
    Vejam o resultado das eleições do município de São Paulo. Esta é a maior prova de uma fraude muito bem feita em cima do código fraco e falho das urnas eletrônicas.
    O paulistano vive atualmente uma ditadura, onde verdadeiros bandidos como Jilmar Tatto controlam um sistema de transportes em beneficio de cooperativas e empresas aliadas a prefeitura.
    Centenas de linhas de ônibus desativadas.
    Obras entregues a empreiteiras aliadas a atual gestão.
    Centro da cidade sujo e abandonado.
    Dificuldades de locomoção no transporte por ônibus por idosos e pessoas com mobilidade reduzida por conta dos criminosos seccionamentos e linhas de ônibus.
    E quem consegue barrar eles, defendidos sob os panos pelo crime organizado?
    Urna eletrônica?
    Kkkk

    ResponderExcluir
  40. Vou votar Nulo... Estou decepcionada com está política que não se importa com os mais pobres, a saúde pública tá no caos...oramos todos os dias pra não adoecer, não depender de ir a um hospital... Meu voto vai ser NULO !!!

    ResponderExcluir
  41. Embora concorde com a definição da lei eleitora no Brasil, de que mesmo com "quorum" mínimo de 1 voto válido se eleja o candidato, eu ainda prefiro votar "NULO" informando "zeros" (00000) na urna e confirmando novamente com zeros, como forma de mostrar que há muito tempo (desde 1986), não mais acredito na democracia (olhem bem o nome: "demo" + "cracia") e analisem bem se isso presta, haja vista que desde que foi criada, nunca deu certo e nunca dará certo. Uma coisa que é feita de "partidos" jamais pode dar uma "união". Uma coisa feita pelo pensamento, por definição, foi feita somente para lapidar e nunca acertará. Perguntem aos mais velhos em sua família e eles te dirão!

    ResponderExcluir
  42. Para quem está decepcionado e desiludido com as instituições criadas pela sociedade, procure se conhecer e saberá o porque de tudo isso vem acontecendo no mundo de algumas décadas para cá. www.culturaraconal.info

    ResponderExcluir
  43. Vlw o texto ajudou pra eu criar um pensamento pra o tema da redação da prova da escola vlw

    ResponderExcluir
  44. Neste exato momento estou assistindo a CPI Mista da Petrobras,é um verdadeiro circo onde os palhaços somos nós,eu já voto nulo há muito tempo,tenho 66 anos só vou a urna,pois preciso do comprovante (sou funcionária publica CONCURSADA).Este ano votarei em ODORICO PARAGUASSU que é a representação maior do politico brasileiro,mas me alegrou muito,seu número é o 99 é o número do meu partido POP(partido do ócio permanente).Os Srs.podem achar que é bobagem ,mas eu prefiro votar em quem me fez rir em lugar de dar meu voto para esses proxenetas da saúde,educação,habitação,segurança etc...

    ResponderExcluir
  45. Acho a Política um lixo, e não acredito que com um (X) nas urnas eu mude nada! Pois precisamos assim como colocamos o lixo lá dentro, temos que ter uma forma de tirá-lo, excluí-lo quando ele não servir na vida política, fazendo ele devolver quando subtrair da União do contrário permanecera o Status quo.

    ResponderExcluir
  46. Ironicamente vejo muitos indignados com o atual sistema político, mas se perguntar quantos de vocês votaram no plebiscito para a reforma do sistema político, aposto que poucos votaram.

    ResponderExcluir
  47. Meu voto será nulo, cansei.....

    ResponderExcluir
  48. Kkkk....gostei disso...meu voto tbm e NULOO...caramba mutos nao enxergam que eles querem fazer de nos MARIONETES e fazer com que nos caimos na deles..Agora todos querem fazer isso aquilo mas quando eles tem os quatro anos pra fazer e acontecer ele nao fazem ..agora
    Todos querem isso ai votem mesmo neles.melhorar pra nos que e bom NADA ne!!!! O povo era pra pesquisar mais sobre ..de onde e...de onde vem..contem comigo VOTE NULO

    ResponderExcluir
  49. SIM... Voto nulo. Recomendo o grande JOSE SARAMAGO - ENSAIO SOBRE A LUCIDEZ.
    Abraco a todos.

    ResponderExcluir
  50. todas as eleicoes so muda a mosca a merda e a mesma

    ResponderExcluir
  51. A máfia da política Brasileira mais uma vez esta sendo montada para mais um mandato, que é tempo suficiente para eles roubarem muito darem risadas da cara do povo e ficarem ricos. Enquanto isso o povo trabalhador e paga pela taxação de impostos criado por eles que não fazerem nada. Vamos anular o voto Brasil.

    ResponderExcluir
  52. meu voto é NULO........

    ResponderExcluir
  53. Sem comentários, meu voto é nulo!!!

    ResponderExcluir
  54. gosto de ver os inteligentes falarem que o voto nulo é burrice,então vcs estão de parabéns,pq vc sempre souberam escolher nossos representantes.

    ResponderExcluir
  55. Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.
    § 1º Se o Tribunal Regional na área de sua competência, deixar de cumprir o disposto neste artigo, o Procurador Regional levará o fato ao conhecimento do Procurador Geral, que providenciará junto ao Tribunal Superior para que seja marcada imediatamente nova eleição.
    § 2º Ocorrendo qualquer dos casos previstos neste capítulo o Ministério Público promoverá, imediatamente a punição dos culpados.

    A Lei é clara a eleição pode ser anulada sim, se tiver mais de 50% de votos nulos. A Constituição diz que o cargo público não pode ficar em vacância(vago), com isso se marca uma nova eleição com candidatos diferentes da 1ª eleição. Se o povo anular ilimitadamente os lobbystas nunca mais iriam investir nos seus candidatos.

    ResponderExcluir
  56. Cidades que tiveram eleições anuladas pelo Voto Nulo:

    No Rio, eleições de Bom Jesus e Santo Antônio são anuladas
    http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/2008/10/26/ult6008u466.jhtm

    ResponderExcluir
  57. Prezados cidadões,
    Chegou nossa hora, vamos mudar de uma vez por outra a nossa votação. Vamos votar nulo. Vamis mostrar que niguem brinca com os nossos direitos.

    Muitos aqui até discordem e outros falam nois temos que escolher o candidato para mudar o brasil. O fato que alguem vai ser eleito, isso por que muitos não tem vergonha e aibda votsm para esses babacas. De uma vez pir outra vamos revolucionar esse eleição votem nulo. Digitem 000000 para o seu candidato. Esse e um direito de todos. Vamis acabar com essa palhaçada. So lembram de nois nesses dias e depois pensem reflitam

    ResponderExcluir
  58. Nenhum candidato merece o nosso voto.
    Voto nulo!!!

    ResponderExcluir
  59. Voto nulo sempre sempre em qualquer oportunidade

    ResponderExcluir
  60. Voto nulo sempre sempre em qualquer oportunidade

    ResponderExcluir
  61. Eu ia votar nulo, mas ainda tenho esperança de ver o meu Brasil mudar, principalmente na saúde, educação e segurança.

    ResponderExcluir
  62. Eu nem iria votar mas,disseram q Mesmo pagando multa mas nao justificar junto a comprovante da ausência vc perde muitos Direitos e benefícios,quem nao votou apenas pq nao quis perde os direitos mesmo?

    ResponderExcluir
  63. E de que adianta votar em algum politico no Brasil? E quem disse que eu sou obrigado a votar em algum politico? E quem ainda se engana que seu voto irá mudar algo? No Brasil nunca existiu DEMOCRACIA e dificilmente irá existir, até porque a maioria do povo brasileiro não sabe exatamente qual é o significado de DEMOCRACIA! Quem disse que ANULAR o voto é desperdício? Votar NULO é PROTESTO e ao mesmo tempo representa OPINIÃO, somente vota NULO quem realmente tem conhecimento suficiente para perceber que neste país a "farinha vem do mesmo saco" e o resultado final é a mesma "massa podre" e imprestável!

    ResponderExcluir
  64. Confesso que também faria o mesmo ( votar no menos pior ) se não tivesse pesquisado sobre outras problemáticas desse reality show.
    Pois é .
    Para mim acreditar no sistema eleitoral brasileiro , é o mesmo que acreditar no BBB.
    No final um "ser angelical" ganha "o milhão " por nossas distrações,ou por nosso medo de que as coisas venham a retroceder.
    Medo desnecessário.
    Quando toda essa barbárie não passa de um jogo de cartas marcadas ,assim como o BBB.
    É só digitar " fraude das urnas eletrônicas " que o google pipoca!
    Onde mais de 50 paises rejeitaram a urna eletrônica brasileira ,devido a sua confiabilidade.
    tsc tsc tsc ..
    Voto NuLo 00000

    ResponderExcluir
  65. Voto NULO - VOTE 53 - Por um BrLL-Sem CC.
    Brasil Limpo e Livre (BrLL) - Sem Corruptos e Corruptores (Sem CC).

    ResponderExcluir
  66. O voto nulo pode não anular a eleição, mas, uma coisa é certa: revela a LEGITIMIDADE do candidato eleito. Se ele foi recusado pela maioria (51% de votos nulos mais os votos do candidato derrotado), é sinal de que algo está errado e precisa de conserto (uma vez que MINORIA não elege ninguém). Por isso, é importante que quem deseja colaborar para levar o candidato bandido à ilegitimidade: não vote em branco e nem deixe de comparecer (isso pode ser interpretado como impossibilidade, e não como protesto), isto é, vote NULO.

    ResponderExcluir
  67. #VoteNuloPraMudarAsRegrasDesseJogoSujo

    ResponderExcluir
  68. Aguinaldo de Oliveira26 de outubro de 2014 às 00:09

    Quem vota nulo se isenta do processo!? Pelo contrário, esse na minha opinião é o que mais pensa na questão.
    Claro que não comparecer para votar ou votar em branco não tem o mesmo peso do voto nulo. Votar nulo significa não acreditar no candidato e mais do que isso não concordar com todo o processo que nos são impostos tais como: obrigatoriedade do direito de votar, reeleição, gasto exagerado nas campanhas etc.
    Eu sonho com o dia em que essa forma de protesto ganhará força, o voto nulo sendo a opção de 40% ou mais e ainda por cima a sociedade civil organizada, exercendo a sua legitima cidadania de tal modo a poder cassar aquele espertinho que estiver usando o poder que foi dado sem sequer realizar aquilo que prometera

    ResponderExcluir
  69. vou votar nulo pois não confio em nenhum dos candidatos para mim todos são corruptos portanto não merecem meu voto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ser todos brasileiro votar nulo como ser fala toma da ca e o mesmo de olho por olho como falou a dilma e que eles não espera os brasileiro tinha que ser famoso no mundo da uma zebre neste corruptos

      Excluir
  70. Acho que não foi respondida a questão sobre o que acontece se a maioria votar nulo.A pergunta é o que acontece com a eleição? Ela é válida se 70% votar nulo e algum candidato tiver 30% ?
    Segundo, quando você diz que a elite é quem comanda desde a época do café com leite, fica a impressão que você é a favor de que a escória é que deve governar. Em algum lugar civilizado, organizado e decente é a escória quem dirige? Quem deve governar um ignorante do povo, que não entende nada de nada e não foi capaz nem de administrar sua própria vida pessoal com êxito? Quem estuda, se prepara, se capacita para administrar algo complexo como uma nação deve ser preterido? Você está a fim de colocar um semi analfabeto lá da periferia para administrar esse blog por exemplo?

    ResponderExcluir
  71. E mais, votar nulo é como ter um problema para resolver (um carro quebrado, um problema com um cliente ou um cano de água estourado na cozinha) e simplesmente dizer que vai anular qualquer alternativa de solução do problema porque é contra os sistemas de conserto. Ai você deixa para o vizinho tomar a decisão do que fazer com seu carro ou sua cozinha e sai batendo no peito dizendo que é contra "tudo isso que está aí".

    ResponderExcluir
  72. voto nulo desde a minha primeira eleição!!!!
    vamos tentar criar uma nova democracia atraves do voto nulo!!!!

    ResponderExcluir
  73. Por isso só pra garantir prefiro pagar a multa, as coisas nunca são o que são, vai saber se o voto nulo não acaba indo pra algum deles?? Prefiro pagar a multa

    ResponderExcluir
  74. Kkkkk... Estão dizendo no comentário acima que ...quem não vota e sempre prefere pagar a multa ou justificar o voto perde um monte de direito kkkkkkk é uma piada,que direito filho(a)?? O brasileiro vem cada dia mais perdendo seus direitos,estamos sendo roubados debaixo do nosso próprio nariz, saúde pessima, educação um lixo,inflação, desemprego até o direito de ir e vir estamos perdendo com tanta violência e agora vem falar que vamos perder direitos se não votar ?,hora faça-me um favor pelo menos o meu e da minha familia eles não tem,nenhum deles de partido nenhum,e eu tenho muita esperança que os brasileiros vão acordar e dar um jeito nesses vagabundos sangue suas...sem mais.

    ResponderExcluir
  75. Eu não VOTO nulo, muito menos em BRANCO. Durante as eleições, eu simplesmente NÃO VOTO. O dia que todo cidadão fizer o mesmo veremos as coisas mudar. No dia da eleição, vamos para as ruas protestar.

    ResponderExcluir
  76. O BRASIL SO VAI SER UM PAIS DE VERDADE, QUANDO CRIAR A LEI DE PRISÃO PERPÉTUA PARA O LADRÃO DO DINHEIRO DO POVO. AI SIM VAMOS TER POLÍTICOS HONESTO, CASO AO CONTRARIO VAMOS SER ROUBADO PELA ETERNIDADE OU ATÉ QUANDO, O MUNDO ACABAR SALVE QUEM PODER E QUE DEUS NOS PROTEJA AMEM .

    ResponderExcluir
  77. Concordo esses políticos se acham os poderosos tanta burocrasissia corrupção só querem ganhar eleição sem futuro detesto isso os cegos só ebxergam a aparência deles fazem uma coisinha ali la"eles ganham num cargo alto ganham bem não trabalho como os outros,trabalham no poder politico a maioria não ta nem ai,e eles não ajuda ninguem vão la falar com eles pra ver se ele os recebem,duvido só se fo um milagre,não ajudam,mas recebem mais se 15 mil por voto dos outros por esta num cargo que se acham os reis e rainhas do Brasil vou comparecer a eleição porcaria nenhuma,vai adiantar,vao me da o que preciso.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. e isso não gosto de esse troço de urna,não vale nada pra num,não vão me dar nada,eles que ganham o povo bota eles la no plenário ganhando muito mais que muitos outros,tao nem ai pro povo pelos menos a grande maioria,vão me ajudar em que não pagam nada pra ninguém no bolso deles,mas o pivô faz eles ganhar quando votam nos ricoes que se acham tais,não vou votar em ninguém, se fo obrigatório ai que não vou,não apoio não, Dilma ta pagando creio roubou no governo e do povo perderam dinheiro com remédio falsos caros tem que pagar todos os bestas que fazem coisas erradas se aproveitando do cargo que estao ,do dinheiro do Brasil e etc..que se convertam essa nação descrente.

    ResponderExcluir
  80. Não adianta criticar a Dilma ou qualquer outro governo. Quando o que está errado é o nosso modelo político, e está muito errado, é o câncer da nossa sociedade. Então, não adianta votar consciente. É uma ilusão muito grande achar que mudando o poder, todos os nossos principais problemas serão atacados. Vamos ter sempre uma oposição destrutiva que só trabalha para recuperar o poder. Enquanto isso, o país fica parado. Mas, temos políticos trabalhando. Trabalhando para recuperar o poder; trabalhando para desviar verba; trabalhando para não dar quórum a votações importantes; trabalhando para sucessão familiar. Até quando? Então, temos que votar nulo e irmos às ruas para exigir uma reforma política feita através de um plebiscito. Basta, chegamos ao subsolo do fim do poço.

    ResponderExcluir
  81. A Argentina VOTOU e tirou a esquerda.
    A França VOTOU e tirou a esquerda.
    Até a Venezuela VOTOU e tirou colocou maioria direita no congresso.
    No Brasil, querem anular ou votar em branco, esquecem que na última eleição tivemos 30 milhões de abstenções e o PT vê céu por 2 milhões.
    É difícil ver o tamanho da burrice de vocês?

    ResponderExcluir
  82. Se a Lei beneficia o político concedendo regalias e altos salário ou ainda infinitos recursos para escapar da prisão, então temos de mudar a Lei. Projetos de iniciativa popular deram origem à Lei da Ficha Limpa, que foi um grande avanço para moralizar as eleições. Outros projetos de Lei podem mudar a realidade para melhor, basta criticarmos menos e arregaçar as mangas. Visitem o site PETIÇÃO PÚBLICA e conheçam projetos de lei interessantes para um Brasil melhor. Quando a população reivindica algo a classe politica tem de atender, caso contrário, existe outras alternativas previstas na Lei, como a greve geral.

    ResponderExcluir
  83. Vou pela primeira vez na urna para votar NULO, tenho 60 anos e estou completamente desmotivado por haver tantos CORRUPTOS dilacerando A NOSSA PÁTRIA AMADA CHAMADA BRASIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se voce nao quer mentirosos ladroes para governar o brasil que so nao e um dos melhores paises do mundo por causa dos mesmos entao nao vote

      Excluir
  84. olha eu desejo que o brasil mude sim, a questao que o povo nao é unissomo nao e unido sao dividido sao enganados facilmente quando acontece um comicio ja esquecem da condiçao do pais e sao levados igual a ovelha para o matadouro e triste o meu parecer e protesto , e intervençao militar para mudar o gonverno mas nao regime militar, e nao apoiar essa sugeira que estar

    ResponderExcluir
  85. Pela primeira vez irei votar nulo. Pois sempre irá aparecer um candidato condenando outros por serem corruptos e no entanto esse mesmo quando entrar no poder fará a mesma coisa. Porque? pois todos querem comer um fatia também. Acho que hoje, é a única forma do cidadão brasileiro manifestar na urna a sua indignação por essa interminável corrupção desse candidatos, independente quem seja, e que o dia que mais de 50% dos brasileiros votarem nulo.. Todos os futuros candidatos irão pensar melhor no que vão fazer quando estiverem com algum cargo e saber que os eleitores brasileiros agora sabem dá seu voto verdadeiramente, assim como colocar ou poder tirar qualquer corrupto que vier assumir algum cargo público. Somos nós os responsáveis por eles estarem nas prefeituras, governos estaduais ou em Brasília. Não se deixem levar por comissos de palavras que querem escutar, pois qualquer um má intencionado pode fazer isso e o eleitor desiludido vir acreditar que aquele será a nova salvação do país. NÃO SE ILUDA.

    ResponderExcluir
  86. Pela primeira vez irei votar nulo. Pois sempre irá aparecer um candidato condenando outros por serem corruptos e no entanto esse mesmo quando entrar no poder fará a mesma coisa. Porque? pois todos querem comer um fatia também. Acho que hoje, é a única forma do cidadão brasileiro manifestar na urna a sua indignação por essa interminável corrupção desse candidatos, independente quem seja, e que o dia que mais de 50% dos brasileiros votarem nulo.. Todos os futuros candidatos irão pensar melhor no que vão fazer quando estiverem com algum cargo e saber que os eleitores brasileiros agora sabem dá seu voto verdadeiramente, assim como colocar ou poder tirar qualquer corrupto que vier assumir algum cargo público. Somos nós os responsáveis por eles estarem nas prefeituras, governos estaduais ou em Brasília. Não se deixem levar por comissos de palavras que querem escutar, pois qualquer um má intencionado pode fazer isso e o eleitor desiludido vir acreditar que aquele será a nova salvação do país. NÃO SE ILUDA.

    ResponderExcluir
  87. Existe alguma forma de mudar essa lei eleitoral e fazer valer o voto nulo?
    Acho muito injusto isso. A gente ser obrigado a escolher entre pessoa ruins o menos pior...
    Alguém conhece algum grupo que luta por essa mudança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, o voto nulo por si só vale, uma vez que uma maioria escolhe não ter representante, já diz muito... "ah, mas mesmo assim alguém será eleito" sim... isso vai ocorrer, mas legítima o fato que não estamos em uma democracia, afinal, o que ocorreu com o governo de Dilma Roussef foi de fato um golpe, não estou manifestando aqui o meu apoio nada disso, mas se vc olhar os jornais, antes o congresso vetou a volta da cpmf e agora com o Temer, a cpmf vai voltar... tem algo errado ai não? e dai vem aumento do judiciario e outras palhaçadas a mais, então o ponto é que só vai mostrar para "inglês ver" o que o brasil vive ainda, ou seja, coronelismo!

      Excluir
  88. Eu concordo com você, Fernando!
    Entendo também que o voto nulo já diz muito. Mas acho que ele tem que ser mais do que isso.
    Do mesmo jeito q mais de 50% de votos elege um candidato, mais de 50% de votos nulos deveria significar que a maioria da população não quer como representante nenhum dos candidatos. Só assim as coisas poderiam realmente mudar.
    Gostaria de lutar por essa causa e gostaria de saber se existe algum grupo que já luta por isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não nos resta nenhuma opção senão o voto nulo. O sistema politico a nós imposto não merece nenhuma credibilidade.

      Excluir
    2. Infelizmente não nos resta nenhuma opção senão o voto nulo. O sistema politico a nós imposto não merece nenhuma credibilidade.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Quem garante que a contagem dos votos nulos serão verdadeiros?

      Tem que extinguir essa urna que nenhum outro país quer, só a Venezuela e o Brasil. A empresa criminosa Diebold fabricante dessas urnas no Brasil está sendo processada nos Estados Unidos por Corrupção.

      Essa é de doer!!!

      Excluir
  89. Enquanto existir essa Urna Eletônica eu NÃO CONFIO NO RESULTADO das eleições. É um absurdo dizer que o TSE faz a programação das urnas e eles mesmos fiscalizam.

    Porque então os países de 1º mundo não adotam esse sistema? - Porque já conhecem que esse sistema pode ser ALTERADO da forma que quiser.

    VOTO ESCRITO (MANUAL) JÁ!

    ResponderExcluir
  90. O voto manual também pode ser alterado, se vc for pensar assim....
    Acho q o problema é bem outro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engana-se, o voto manual é fiscalizado por todos os partidos, em cada seção existe um fiscal, o que é muito difícil de adulterar, enquanto a urna eletrônica quem fiscaliza é quem programa.

      Excluir
    2. Já trabalhei muito anos como mesária.... também existe fiscalização de todos os partidos, em todos os momentos. São impressos (no começo e no final) os relatórios de urna.
      Se um pode ser adulterado, o outro também pode!

      Excluir
    3. Na urna eletrônica você sabe o que o programa faz, quem votou em quem e cada voto para quem foi??? Inocente!!!

      Excluir
  91. Votar nulo demonstra nossa insatisfação com os desmandos políticos. Não vejo outra saída infelizmente.

    ResponderExcluir
  92. Votar nulo demonstra nossa insatisfação com os desmandos políticos. Não vejo outra saída infelizmente.

    ResponderExcluir
  93. Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965
    Institui o Código Eleitoral.

    Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.
    § 1º Se o Tribunal Regional na área de sua competência, deixar de cumprir o disposto neste artigo, o Procurador Regional levará o fato ao conhecimento do Procurador Geral, que providenciará junto ao Tribunal Superior para que seja marcada imediatamente nova eleição.
    § 2º Ocorrendo qualquer dos casos previstos neste capítulo o Ministério Público promoverá, imediatamente a punição dos culpados.
    § 3o A decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário acarreta, após o trânsito em julgado, a realização de novas eleições, independentemente do número de votos anulados. (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)
    § 4o A eleição a que se refere o § 3o correrá a expensas da Justiça Eleitoral e será: (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)
    I - indireta, se a vacância do cargo ocorrer a menos de seis meses do final do mandato; (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)
    II - direta, nos demais casos. (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)
    Quent

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nulidade, dita neste artigo, não se refere aos votos nulos, e sim a fraudes....

      Segue artigo do TSE:
      http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-3/voto-nulo-e-novas-eleicoes

      Excluir
  94. Gente como o governo é podre, como só tem valor o povo que é eleito, o povo só tem valor na hora do voto depois que se fodam, temos que viver em carceres porque hoje nosso governo favorece muito mais um bandido do que um pai de familia, nossas prefeituras só querem beneficiar parentes, amigos e fazem o que querem da cidade, se for tapar buracos tapam caso contrario ja to eleito, ja to na prefeitura o povo e a cidade que se dane.A VERDADE TODA POLITICA ESTADUAL E MUNICIPAL É PODRE. ESSA HISTORIA DE EU SOU BRASILEIRO NAO DESISTO NUNCA OU EU TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO, CARA DESCULPA MAIS HOJE É TOTALMENTE AO CONTRÁRIO.

    ResponderExcluir
  95. talvez os politicos sejam eleitos,mas a campanha do voto nulo é pra mostrar a esses politicos principalmente os corruptos as nossas indgnaçôes e revolta com esses bandidos,seno assim que eles façam um reforma politica verdadeira, concerteza se acontecer que muitos eleitores votem nulo isso sera comentada na imprensa a fora, sendo assim uma das melhores formas de eles verem as nossa indignaçâo.

    ResponderExcluir
  96. Hoje a melhor opção neste pais é votar nulo, pois não temos opção de escolha, eu tenho vergonha de me posicionar diante de urna eletrônica, (de um pais que se diz democrático) e não ter coragem de selecionar um candidato ao pleito seja municipal, estadual ou federal para os próximos quatro anos administrar com sabedoria e honestidade o cargo que lhe foi confiado, que vergonha! vergonha esta que vocês políticos deveriam ter, deveriam se envergonhar de ver um pais que é considerado o celeiro do mundo ,e ter uma expansão territorial tão grande ver famílias sem ter onde morar e passando fome enquanto vocês só pensam em se dar bem e moram em mansões, usam as influencias politicas somente pra se dar bem enquanto massacram os que os elegeram com a esperança que você (POLITICO CORRUPTO)iria ser honesto e sábio na sua administração, que pena que sabedoria e honestidade são poucos que tem, engraçado eu não sei por que temos uma constituição? Pelo que vejo só se lembram da constituição em suas defesas quando começam a serem caçados pela justiça, se a lei da ficha limpa valesse sobraria muito pouco candidato, é uma vergonha pra quem tem vergonha é uma pena que honestidade e sabedoria é poucos que tem.

    ResponderExcluir
  97. Campanha do Voto Nulo 2016
    https://m.facebook.com/events/224902654576544?id=226222024444607&notif_t=like&notif_id=1470258839223760&ref=m_notif

    ResponderExcluir
  98. Concursos públicos para cargos públicos regidos pela CLT, já que o objetivo de cada um deles é
    ter uma vida cheia de regalias.
    Nenhum tem qualquer compromisso com a sociedade, pois se tivesses fariam sem receber qualquer valor.

    ResponderExcluir
  99. Se o sistema eleitoral fosse como de outros paises onde a contagem dos votos feita manualmente e fiscalizado por varias pessoas onde inviabilizaria a mutretagem e ainda com direito a recontagem em caso de duvidas, ou seja um sistema eleitoral HONESTO, eu votaria nulo; MAS QUEM ME GARANTE QUE MEU VOTO NULO NAO SERA DESVIADO PARA ALGUEM..... A melhor coisa e nao comparecer e pagar a multa depois.

    ResponderExcluir
  100. A melhor reposta a esse bando de ladroes que compoe o nosso governo e nao comparecendo as urnas eletronicas (viciadas).

    ResponderExcluir
  101. não voto para deputado e senador já fazem 18 anos e nunca mais votarei para essa casta de bandidos, ali só tem gente rica e podre, só estão preocupado em roubar, do povo eles só querem o voto e o dinheiro dos imposto, o voto para perpetua-los no poder povo que se expluda e vá a merda, os parlamentares juntos com os juízes do supremo formam um corpo só de bandidos e malfeitores na nação, um senador custa 33.000.000.00 ano, para fazer oque ? os parlamentares custam 11.650,00 por minuto, a teta é grande demais, enquanto o povo não tem saúde educação, diga-se de passagem o segundo pior ensino do mundo, quem vota em deputado em senador é porque concorda com tanta mordomia ou são literalmente ignorantes.

    ResponderExcluir
  102. O problema esta nas pessoas, mais do que no sistema politico ou nos partidos. Quem nao se corrompe quando ve o dinheiro passando em suas maos? A cultura do brasileiro e querer ser mais esperto e levar vantagem sobre o proximo. Nao adianta protestar de forma alguma, nunca havera candidatos honestos.

    ResponderExcluir
  103. Todas eleições, o meu voto é NULO. Não me arrependo de exercer meu voto desta forma e pelo que anda a política e os políticos brasileiros, vou continuar assim até morrer. Mas ninguém mesmo irá me acusar ou até mesmo me culpar, dizendo que eu faço parte do rool de eleitores que "contribuem" com as mazelas e atrasos existentes nos três pilares de nossa sociedade; SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA.

    ResponderExcluir
  104. É nulo, bora divulgar...
    Sou a favor da ditadura militar

    ResponderExcluir
  105. todos os cidadãos brasileiros deveriam votar nulo, não dá mais para aceitar esses politicos que estão no poder, vamos dar um basta! chega de tanta corrupção e desonestidade, nossos jovens e crianças estão sendo massacrados pelas injustiças no Brasil.

    ResponderExcluir
  106. voto nulo porque 51 por cento nulo anula a eleição e assim elimina todos ficam inlegível, nova eleição, novos candidatos, assim eliminaremos a corrupção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não acontece... mesmo q 51% votem nulo, a eleição não é anulada, isso é lenda. Pode procurar no site do TSE.

      Excluir
  107. Infelizmente, não há meios de se diferenciar o voto nulo proposital daquele motivado por erro no processo de votação. Mas com certeza, com o aumento em grande proporção da votação nula,isso assustará ,alertará para que seja modificada esta legislação eleitoral arcaica e protetora dos corruputos de plantão neste Brasil! COM TODA CERTEZA!!

    ResponderExcluir
  108. Há muitas eleições já que meu volto é nulo e assim será mais uma vez.
    A Propósito nenhum cidadão brasileiro deveria ser obrigado a votar.

    ResponderExcluir
  109. Que Democracia de merda é essa? Se você é obrigado a votar.

    ResponderExcluir
  110. No dia que só a parentaiada do infeliz candidato votar, porque são os únicos que "acham" que vão se dar bem, o voto nulo vai fazer valer o seu papel na política nacional, mas infelizmente enquanto ainda alguns de nós acharmos que vamos nos dar bem com a eleição de fulano ou ciclano nos moldes do que se entende por política atualmente neste país, não haverá mudança nenhuma nunca, façamos valer então nossa única demonstração de indignação com relação a essa classe que se tornou sinônimo de cinismo, descaramento e sobretudo anti-patriotismo!!!

    ResponderExcluir
  111. Entenda a diferença entre voto em branco e nulo

    De acordo com a definição do Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele no qual o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número inexistente, que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente registrados. O voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, isto é, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.

    O voto em branco é interpretado como um ato de conformismo, em que o eleitor está satisfeito com qualquer candidato que vencer. O voto nulo é considerado um protesto, significa que o eleitor está descontente com a proposta de todos os candidatos.

    Como uma eleição pode ser anulada?

    Segundo Machado, mesmo que os votos brancos e nulos representem mais da metade do total, não é possível anular uma eleição por este motivo. “Esse é um grande equívoco. A população em geral acredita que anulando ou deixando em branco mais de 50% dos votos a eleição será anulada. Isto não é verdadeiro, pois eles não serão computados aos votos válidos e poderão até ajudar o candidato que não é do desejo popular maior”, disse.

    Ou seja, quanto maior o número de votos nulos e brancos, menor a necessidade de votos válidos para eleger um candidato. Por exemplo: no caso de 10.000 eleitores, se nenhum votar em branco ou nulo, todos os votos serão válidos. O candidato vencedor será aquele que receber 50% dos votos mais 1, isto é, 5.001 votos. No entanto, se entre esses 10.000 eleitores, 50 votarem em branco ou anularem, haverá 9.950 votos válidos. Assim, o candidato será eleito se alcançar 4.976 votos.

    De acordo com o advogado, uma eleição pode ser anulada se algum candidato eleito que obteve mais de 50% dos votos válidos na majoritária for cassado. Neste caso, o Tribunal Regional Eleitoral determinará uma nova eleição num período de 20 a 40 dias. Se o candidato eleito cassado não tiver contabilizado mais de 50% dos votos, quem assumirá será o segundo colocado.

    Eleições majoritárias e proporcionais

    Para que o candidato seja eleito prefeito, deve obter a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos. Este sistema, chamado majoritário, é válido também para os cargos de presidente da República, governador de estado e do Distrito Federal e senador. Nele, a maioria pode ser simples ou relativa, na qual é eleito aquele que obtiver o maior número dos votos apurados, ou pode ser absoluta, em que é eleito aquele que obtiver mais da metade dos votos apurados, excluídos os votos em branco e os nulos.

    A exigência de maioria absoluta ocorre nas eleições para presidente, governador e prefeito de município com mais de 200 mil eleitores. Nestes casos, se o candidato com maior número de votos não alcançar a maioria absoluta, deverá ser realizado um segundo turno entre os dois candidatos mais votados. Em Santa Catarina, essa situação pode ocorrer para a eleição de prefeito em apenas três cidades: Joinville, Florianópolis e Blumenau.

    Já nas eleições proporcionais, utilizadas para os cargos de deputado federal, deputado estadual e vereador, os votos válidos são aqueles dados a candidatos e às legendas partidárias. Neste sistema, o eleitor decide ser representado por determinado partido (voto de legenda) e, preferencialmente, pelo candidato por ele escolhido. No entanto, caso seu candidato não seja eleito, o voto será somado aos demais votos da legenda, compondo a votação do partido ou coligação. Ao sistema proporcional de eleição aplica-se o cálculo do quociente eleitoral, obtidos pela divisão do número de votos válidos pelo de vagas a serem preenchidas.

    ResponderExcluir
  112. Campanha volta nulo Brasil, é o que eles merecem!!!!

    ResponderExcluir
  113. Campanha volta nulo Brasil, é o que eles merecem!!!!

    ResponderExcluir
  114. no segundo turno no rio (VAMOS VOTAR NULO), como protesto de uma politica corrupta.
    os dois candidatos não merecem o Rio, queremos novos nomes ...

    ResponderExcluir
  115. no segundo turno no rio (VAMOS VOTAR NULO), como protesto de uma politica corrupta.
    os dois candidatos não merecem o Rio, queremos novos nomes ...

    ResponderExcluir
  116. Isto não contraria o que diz este link: https://signoideologico.com/2016/10/17/voto-nulo-nao-anula-eleicao/. Será que isto não gera um problema maior?

    ResponderExcluir
  117. e quais são as principais vantagens e desvantagens de votar nulo? porque tudo tem seus prós e contras.

    ResponderExcluir
  118. Votarei no 69 ou seja, nulo. SĀO TODOS UNS LADRÕES E CORRUPTOS QUE SÓ PENSAM NO POVO NA HORA DA ELEIÇÃO.
    ANÔNIMA

    ResponderExcluir
  119. Se o TRE descarta os votos brancos e nulos na contagem, então eles NÃO DEVIAM EXISTIR. Somos obrigados a "VOTAR" em alguém e ai pergunto onde esta a DEMOCRACIA? Não colocam o voto facultativo por medo da abstenção e ser desmoralizante para o "Estado DEMOCRÁTICO". Em Belo Horizonte a abstenção, branco e nulos somaram mais votos que os obtidos pelo prefeito eleito Kalil na eleição de 2016. É uma vergonha este Brasilzinho onde somos escravos do sistema.

    ResponderExcluir
  120. O problema do brasil é o povo corrupto sem etica moral MALANDROS que se vende por ALGUMA VANTAGENS MOMENTANEAS.E ALGUMAS RELIGIÕES QUE FAZ LAVAGEM CELEBRAL EM MENTES FRACAS QUE SÃO INCAPAS DE QUESTIONAR.



    ResponderExcluir
  121. Cosmicismo, a humanidade é insignificante e irá morrer, Criaturas Monstruosas irão reinar no universo sem humanos20 de maio de 2017 às 18:58

    Eu não ganho bolsa familia, e o governo nunca me daria, se eu como fracassado e burro, me mudasse pra favela e pedisse, só por ser racialmetne branco e meu pai inteligente de classe media, o governo NÃO ME DARIA BOLSA FAMILIA. Pra que eu, sendo excluído do mundo, inclusive discriminado pelos candidatos eugenistas da direita, pra que eu, votaria me alguém? Porque eu segundo voce, não posso seguir meu proprio caminho, conquistar minhas proprias coisas, ter minhas proprias vitorias em vida? Eu voto NULO sim, e foda-se. Eu naõ tenho nada com essa merda de sociedade.

    ResponderExcluir
  122. Cosmicismo, a humanidade é insignificante e irá morrer, Criaturas Monstruosas irão reinar no universo sem humanos20 de maio de 2017 às 18:59

    ah ta, nem li o nome do blog nem o texto. VOCE É A FAVOR DO VOTO NULO, COMO SOU LERDO

    DE QUALQUER FORMA É ISSO - NÓS BRANCOS NAÕ GANHAMOS BOLSA FAMILIA, E NAO HA ASSISTENCIALISMO PRA SOLTEIROS.

    ResponderExcluir
  123. Só acho q devemos fazer valer o voto nulo.
    Do jeito q é feito atualmente, o voto nulo não é considerado válido.
    Se o voto nulo fosse válido, votar nulo seria mais do que apenas um protesto. Seria uma mudança real! Mudaria candidatos, traria mais opções!

    ResponderExcluir
  124. Eu voto NULO
    Esse bando de marginais nao vao gozar com o meu voto...

    ResponderExcluir
  125. Vote nulo e encorage seus próximos a fazerem o mesmo.
    Se os macumunados com os bandidos votam por algum interesse, vamos mostrar nosso interesse em não aceitar essa enganação que é o sistema político eleitoral brasileiro...falsa democracia, que usa o povo para legitimar a bandidagem.

    ResponderExcluir
  126. Infelizmente votar nulo não impede dos votos serem computados! Ganha o que tiver mais votos mesmo que 80% vote nulo! Agora seria diferente si 80% não fosse votar! Nesse caso seria necessário novas eleições,não me lembro bem, mas seria com outros candidatos pois os mesmos ja não poderiam participar de novo! Depois vou ver no google, mas eu acho que é isso! Mas enfim, ninguém ir votar que seria um belo de um tapa na cara sem mão, seria histórico,seria o povo unido e respondendo verdadeiramente sua indicação? O que eles poderiam fazer? Pedir que mais de 80% da população fosse responder por que nao votaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não é assim. Já pesquisei muito sobre isso!
      O voto nulo, o voto branco e a abstinência não são considerados válidos. Não são computados. Se apenas uma pessoa for votar e ela votar em algum candidato, esse candidato ganha com 100% dos votos válidos.
      Por isso eu estou procurando algum grupo que lute pela validade do voto nulo. Não sei se existe alguma organização neste sentido, mas acho essa uma luta muito válida, que mudaria TUDO.

      Excluir
  127. Quero um país que seja justo para todos,mas com esses parlamentares que confiávamos, foi uma decepção.Eu rejeito ser representado por qualquer candidato nas próximas eleições 2018.Quero um país ,sem voto obrigatório.Quero um país sem corrupção, e todos os ladrões de colarinho Branco na cadeia.

    ResponderExcluir
  128. Todo BRasil depois de tanta vergonha deveria votar Nulo ou nem ir la...

    ResponderExcluir